Por Paulo Lima.
Em 2025, ficou claro que os criminosos digitais não perderam tempo em estudar as tecnologias emergentes para usá-las a seu favor. De acordo com o Microsoft Digital Defense Report 2025, o Brasil é o terceiro país mais atacado por hackers nas Américas.
O Paradoxo da Segurança Brasileira
Apesar desse cenário, o Brasil se destaca como referência global em cibersegurança, com nota máxima em medidas legais, técnicas e de cooperação internacional. O país é um dos dois da América Latina classificados no “Tier 1” do Índice Global de Cibersegurança (GCI) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), na sua 5ª edição.
O golpe histórico no sistema financeiro
Em junho deste ano, o país sofreu um golpe histórico no sistema financeiro nacional: a C&M Software, empresa responsável pela interligação de instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, foi comprometida por um grupo criminoso que desviou mais de R$500 milhões de contas públicas.
A Importância da Cultura Organizacional
Aqui, conseguimos perceber que o problema inicial foi a falta de uma cultura organizacional clara sobre as consequências de dados vazados e que reforça o papel dos funcionários como protetores da empresa.
Link para a matéria completa: Opinião: em 2025, ciberataques mostraram que investir em pessoas é vital | Exame
#Skynova #Skysec #Cibersegurança #SegurançaDigital #ProteçãoDeDados #CulturaDeSegurança
